SERVIÇOS
ON-LINE
NOSSOS
PARCEIROS
TRABALHE
CONOSCO
FALE
CONOSCO
Belo Horizonte,
Rua Padre Rolim, 523
Santa Efigênia - BH - MG
(31) 2105-7225
Jornal Rede Dental
 
Outras Edições
      
      
Página Inicial •  
Nossa Empresa • 
Encontre seu Dentista •  
Nossos Produtos • 
Jornal Rede Dental •  
Dicas e Curiosidades •   
·······················································································

  Edição Nº 0031 - Dezembro de 2004


  Reconhecimento à Qualidade
Sucesso! Esta foi a principal marca do Prêmio Rede Dental 2004.
No dia 29 de outubro, a Rede Dental teve a oportunidade de demonstrar a seriedade e comprometimento de seus profissionais, fatores que justificam o crescimento constante da operadora no mercado.
O evento comemorativo do Dia do Dentista, realizado no Hotel Mercure, recebeu aproximadamente 500 convidados que tiveram um dia repleto de informação, aprendizado e entretenimento. Duas palestras, uma do especialista em Dentística, Prof. Adair Busato e outra sobre Biossegurança, ministrada por Nelyan Abdo, além de exposições de estandes, apresentações sobre os projetos da Rede Dental e a palestra do técnico campeão Bernardinho, foram as atrações que antecederam a entrega do Troféu Rede Dental aos melhores profissionais do ano.


  Pesquisa mostra satisfação com atendimento


Pesquisa do Instituto Guimarães Rosa, que ouviu 160 clientes da Rede Dental em Belo Horizonte, entre os dias 12 de 17 de agosto, revela ampla satisfação dos clientes com o atendimento oferecido pelos dentistas credenciados. Para 85% dos entrevistados, o atendimento é satisfatório ou muito satisfatório, para 12%, ele é regular e apenas 2% consideram-no ruim. O modelo de promoção de saúde, adotado pela Rede Dental mereceu aplausos da ampla maioria dos clientes (91%). A satisfação com a abrangência e a qualidade da rede credenciada também recebeu expressiva aprovação: 82% e 88% respectivamente. Outros destaques ficaram por conta do atendimento oferecido internamente pela empresa, como cordialidade, facilidade de contato telefônico e eficiência na solução das questões operacionais, como auditorias clínicas e aprovação de procedimentos.
O intervalo de confiançaa utilizado nesta pesquisa foi de 95,5% e a margem de erro 4%; aplicados para um universo de 35 mil clientes, somente em Belo Horizonte.
Veja abaixo as principais constatações do Instituto Guimarães Rosa.

Cordialidade é destaque

A avaliação de itens que medem o atendimento dos clientes pelos colaboradores internos da Rede Dental foi amplamente satisfatória. Este índice permite concluir que nove entre cada dez clientes, estão muito satisfeitos com o atendimento oferecido na Rede Dental. A eficiência no atendimento destas equipes, formada principalmente pelos auditores e atendentes de telemarketing (recepção), também foi bem avaliada, apresentando um índice de aprovação de 86%. Seguem-se: Cordialidade e simpatia do atendimento dos colaboradores da Rede Dental (90%) e Facilidade de contato telefônico com a Rede Dental (80%).

Modelo de promoção de saúde é preferido

Entre os 160 clientes entrevistados, 88% se dizem muito satisfeitos com a qualidade da rede credenciada. É sempre bom lembrar que os dentistas credenciados da Rede Dental passam por rigorosos processos de seleção e treinamento, antes de iniciar o atendimento aos nossos clientes. Isto tem reflexo direto na qualidade e na excelência exigida pelos clientes. Outros índices importantes são: satisfação com o atendimento de promoção de saúde (91% de aprovação), que reflete os resultados do trabalho de atendimento oferecido pelos dentistas no próprio consultório; e a satisfação com a abrangência da rede credenciada (82%) que diz respeito à capacidade da Rede Dental em atender os clientes em qualquer ponto da Grande BH, e que demonstra a necessidade crescente de acompanhar permanentemente o atendimento nas regiões mais afastadas da cidade.

Imagem positiva

O Instituto Guimarães Rosa verificou que 85% dos clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o plano; para 12% essa satisfação é regular e 2% se consideram insatisfeitos com o atendimento oferecido pela Rede Dental. A percepção dos clientes é afetada, principalmente, pela exigência de novas coberturas como prótese e ortodontia, que não fazem parte do rol exigido pela ANS.



  Qualidade conquista clientes
Recentemente, a Rede Dental se sentiu muito realizada ao receber os cumprimentos de um cliente, em especial, que nos parabenizou pela excelência no atendimento que recebeu. Joseph Wittman Moore, o Joe, um americano que há dois anos está vivendo no Brasil, nos contou sobre a sua total satisfação com o trabalho de duas dentistas da Rede Dental: Dra. Alessandra Rugeth Brandão e Dra. Cristiane Junqueira. Segundo Joe, as profissionais o surpreenderam pela organização, rapidez e agilidade no atendimento.

O norte-americano explica que precisou procurar um dentista para tratar da sua dor de dente e, sendo cliente da Unimed-BH, ele foi orientado a procurar um profissional da Rede Dental. De acordo com Joe, a excelência na prestação de serviço da rede credenciada pôde ser percebida desde o início do seu tratamento, quando a Dra. Alessandra se prontificou a atendê-lo em caráter de urgência. Além da agilidade, Joe ressalta a preocupação com a pontualidade da profissional: "cheguei ao consultório e a Dra. Alessandra iria se atrasar para me atender. Então, muito gentilmente, ela pediu que me encaminhassem à Dra. Cristiane Junqueira". Joe acrescenta que esta preocupação com a pontualidade foi uma constante em todo o seu tratamento: "Certo dia cheguei ao consultório 15 minutos adiantado e, mesmo assim, fui atendido imediatamente. A Dra. Cristiane ainda me pediu desculpas por ter esperado alguns poucos minutos".

O americano que se define como um "estressado do tipo A", também ressaltou a cordialidade com que foi recebido: "é normal as pessoas se sentirem nervosas e em uma consulta ao dentista. Para um estrangeiro como eu então, aquele momento se tornou de grande ansiedade, pois sequer domino a língua portuguesa completamente". No entanto, a paciência da dentista em explicar cada procedimento realizado e a tranquilidade com que exerceu seu trabalho, deixou até o estrangeiro à vontade.

Satisfeito e com sua dor de dente resolvida, Joe deixa o seu recado, ressaltando a importância do modelo de promoção de saúde, adotado pela Rede Dental: "Morei em alguns países e já conheço dentistas dos EUA, Europa e Chile, mas o atendimento do Brasil foi especial. Fico feliz em saber que, além de bem atendido, daqui para frente tenho uma dentista que irá me atender regularmente, evitando assim que eu tenha que voltar ao consultório apenas para tratar da dor".


  Destaques Juiz de Fora
Os dentistas credenciados de Juiz de Fora também tiveram a qualidade de seu trabalho reconhecida. Os certificados aos profissionais que mais se destacaram na cidade, este ano, foram entregues no dia 25 de outubro, dia do Dentista, pelo coordenador da Rede Dental em Juiz de Fora, Ronaldo Itaboray, juntamente com o auditor local, Alexandre Marques de Resende. Os destaques foram: PERIODONTIA- Márcio Eduardo Vieira Falabella; CIRURGIA- Gustavo Saggioro de Oliveira; CLÍNICA- Wellington Loçasso de Araújo; CLÍNICA DE RADIOLOGIA- Odontorad; ENDODONTIA- Waldemar Alves de Resende; ODONTOPEDIATRIA- Daniele Couto Ladeira e MENÇÃO HONROSA- Alberto Soeiro Cabral. Na foto, Dr. Alberto Soeiro e o coordenador da Rede Dental em Juiz de Fora, Dr. Ronaldo Itaboray.


  Inauguração do consultório odontológico
Os primeiros passos para a implantação do Sorria Saúde, projeto de responsabilidade social da Rede Dental, em parceria com o Instituto Ayrton Senna/Centro Cultural Maria Lívia de Castro, já foram dados. No dia 19 de outubro, o consultório odontológico construído pela Rede Dental na sede do Centro Cultural foi inaugurado. O local está totalmente equipado e, desde o dia 22 de novembro, os jovens, de 15 a 21 anos, do Centro Cultural Maria Lívia de Castro, já estão sendo atendidos. Para os dentistas credenciados da Rede Dental, o início das atividades do Sorria Saúde é mais uma oportunidade de adesão aos projetos de responsabilidade social da empresa. A partir de agora, o Sorria Saúde irá contar com a colaboração de voluntários, por isso, se vocâ tiver interesse em participar do projeto, entre em contato com o setor de Promoção de Saúde da Rede Dental.


  Entrevista
Dores na cabeça, face, pescoço, ou mesmo dificuldade para abrir e fechar a boca. Estes são alguns dos sintomas detectados em pacientes que sofrem de disfunção Têmporo Mandibular, um subgrupo das dores orofaciais. O valadarense, Dr. Alecir de Magalhães Barbalho, cirurgião-dentista e especialista no Tratamento das Dores Orofaciais e Disfunções Têmporo Mandibulares nos explica abaixo as causas e tratamento para o problema.

JRD - Quais as dores mais comuns na região da face?
Dr. Alecir -
As dores mais comuns estão localizadas nos músculos da mastigação, área pré-auricular e ATM. Como consequência os pacientes passam a queixar de:
dores de cabeça frequentes, dores na região do pescoço e ombros, dor no ouvido ou ao redor deles, dor ou desconforto na mastigação, dor ou desconforto na abertura total da boca, ranger de dentes, tendência de apertar os dentes, desgaste na superfície dos dentes, desvio do queixo para o lado na abertura ou fechamento da boca.

JRD - O que é a DTM, Disfunção Têmporo Mandibular?
Dr. Alecir -
Disfunçãoo Têmporo Mandibular ou Desordens Têmporo Mandibulares são denominaçõees amplamente utilizadas por abranger vários problemas clínicos, levando alterações no funcionamento normal do sistema mastigatório, envolvendo a ATM (Articulação Têmporo Mandibular) e estruturas associadas.

JRD - Segundo dados do Ministério da Saúde, grande parte da população brasileira sofre de dor de cabeça. Em que medida as dores de cabeça podem estar relacionadas com problemas de articulação ou de origem dentária?
Dr. Alecir -
As dores de cabeça podem estar relacionadas com os problemas de articulação, uma vez que quanto maior tensão pela qual está passando, mais a pessoa contrai a musculatura facial e comprime a estrutura que conecta o crânio à mandíbula. Essa pressão nos músculos, nos nervos e nos ossos das laterais da face é que acaba levando os pacientes a apresentar tais sintomas. Em alguns casos, não se pode descartar as dores de cabeça de origem dentária. Para isso deve ser feito uma boa anamnese e exames complementares.

JRD - Quem tem um estalido na articulação terá também dor com o passar do tempo? E quem sofre de bruxismo?
Dr. Alecir -
A dor pode ou não acompanhar o estalido. Quando a dor está presente, deve ser completamente avaliada, uma vez eu pode se originar de estruturas intracapsulares ou de desordens musculares.
As dores também podem estar presentes no bruxismo, já que não fosse por ele, nossos pacientes sofreriam menos desgastes dentários, menos restaurações fraturadas, perdas ósseas e dores musculares.

JRD - Qual é o efeito do tratamento com fisioterapia nos distúrbios de ATM?
Dr. Alecir -
Os tratamentos das dores orofaciais evoluíram para uma responsabilidade compartilhada entre o cirurgião-dentista e especialidades afins. Os fisioterapeutas têm dado considerável contribuição na evolução do tratamento, possibilitando alívio tanto nas tensões musculares como nas articulares.

JRD - O que fazer para evitar problemas de articulação? Há como evitá-los?
Dr. Alecir -
Todos os fatores contribuintes seja de ordem emocional ou não, devem ser evitados para minimizar os problemas (apertamento e rangimento dental), assim como traumatismos (queda, batida), contatos prematuros, abertura prolongada da boca, movimento parafuncionais


  Novos clientes em Pouso Alegre e Vale do Aço
A carteira de clientes da Rede Dental não para de crescer. Recentemente, novos contratos foram fechados em duas regiões importantes de Minas Gerais: Sul de Minas e Vale do Aço. Os mais novos beneficiados pelos planos odontológicos são os funcionários das empresas Pratica e Inoxtech, de Pouso Alegre e os cooperados e funcionários da Unimed Vale do Aço. Estes três novos contratos somam mais 116 clientes para a Rede Dental.


  Oportunidade de Trabalho
A CECOMED/ORTOMASTER está realizando o credenciamento de dentistas de todas as especialidades para trabalhar em LUANDA- capital da Angola. O interessados devem entrar em contato com o Dr. Marcelo Amaral, pelo telefone (31) 3261.8432, ou pelo e-mail ortomaster@uol.com.br.


  Confira os Premiados
Prótese:
Dr. Roberto Macedo Rosa

Cirurgia oral:
Dr. Cláudio Gambogi Franco

Radiologia:
Rádio Imagem

Periodontia:
Dra. Cláudia de Castro Côbo Oliveira

Urgência:
Clínica Dr. Hudson Vianna

Endodontia:
Dra. Maria Cláudia Guarino Tannure

Estomatologia:
Dr. Carlos Roberto Martins

Odontopediatria:
Dra. Mariana Coda de Carvalho

Ortodontia:
Dra. Giovana Batista Pimenta

Clínica Geral:
Dra. Marcela Drumond Abuhid

Responsabilidade Social
Dr. José Aloízio de Carvalho


  A Busca da Excelência
O ponto máximo do Prêmio Rede Dental 2004 foi a palestra do técnico da seleção masculina de vôlei campeã olímpica, Bernardinho. O treinador ministrou uma empolgante palestra sobre liderança, motivação e trabalho em equipe.
O público pôde conferir as histórias hilárias do técnico, que apesar do bom humor, deixou uma séria mensagem sobre a importância da dedicação e comprometimento dos profissionais com o seu trabalho. Apresentando o que ele define como a "Roda da Excelência", Bernardinho destacou o trabalho em equipe, a motivação e liderança, o comprometimento e cumplicidade, a perseverança, obstinação e superação, além da disciplina e ética, como fatores primordiais para o sucesso de uma empresa como a Rede Dental. De acordo com o técnico, "empresas, assim como um time de vôlei, não têm como parar o adversário concorrente". Por isso, só o exercício de um trabalho pautado pelos elementos da Roda da Excelência, garantirão a permanência e destaque no atual mercado competitivo.


  Rogério Vasconcelos Costa Diretor do Unibanco





"O evento estava sensacional, a palestra foi muito motivadora e o Unibanco tem intenção de estar sempre junto da Rede Dental como um apoio para trazer estas oportunidades".



  Dr. Tarcísio Junqueira Pereira Ortodontista



"O Prêmio Rede Dental é um evento de valor muito grande porque é um estímulo para toda a classe odontológica. Você observa, por exemplo, a premiação de professores já conceituados e de novos profissionais da Odontologia, que foram alunos destes professores. A Rede Dental sabe bem como estimular esta classe".



  Dra. Marcela Drumond Abuhid Premiada na categoria Clínica Geral




"O Prêmio e as palestras só vieram a acrescentar para nós profissionais que nos esforçamos e nos dedicamos ao nosso trabalho dentro da filosofia de promoção de saúde. Fico muito feliz e honrada por ter sido premiada, pelo segundo ano".



  Dr. José Maurício Barros Vieira Representante da Inova, Instituto de Ortodontia Avançada